NEWSLETTER

Camilo Onoda Caldas fala sobre direitos e benefícios concedidos a pacientes com câncer

Teste de subtítulo



Camilo Onoda Caldas fala sobre direitos e benefícios concedidos a pacientes com câncer

Camilo Onoda Caldas fala sobre direitos e benefícios concedidos a pacientes com câncer 150 150 admin

Pessoas diagnosticadas com neoplasia maligna têm direito a saque integral do FGTS bem como à isenção do Imposto de Renda.

Pacientes diagnosticadas com algum tipo de neoplasia maligna – os vários tipos de câncer – fazem jus a uma série de benefícios em âmbito previdenciário, tributário, trabalhista e médico. Os direitos variam desde isenção do Imposto de Renda (IRPF), passando por saque integral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), até tratamento e remédios de graça.

O advogado Camilo Onoda Caldas, sócio do escritório Gomes, Almeida & Caldas Advocacia, explica que esses benefícios estão amparados na Constituição, que prevê o direito à vida e à dignidade humana.

O câncer se arrasta, às vezes, durante muito tempo, de uma forma que vai deteriorando a qualidade de vida de uma pessoa de maneira muito cruel”, complementa o advogado, que é doutor em direito pela USP.

A seguir, veja quais são os direitos que pacientes diagnosticados com câncer têm:

Direitos previdenciários
Pacientes com câncer podem receber o auxílio-doença, pago a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas que ficarem incapacitadas para o trabalho por mais de 15 dias, ou se aposentarem por invalidez.

Direitos trabalhistas
A legislação brasileira autoriza o saque integral do FGTS a trabalhadores diagnosticados com neoplasia maligna – a regra também vale para pessoas com HIV ou a quem está em estágio terminal por causa de outra doença grave.

Nesses três casos, também é possível sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia caso dependentes do trabalhador, como filhos e cônjuge, por exemplo, sejam diagnosticados com essas mesmas enfermidades.

Por sua vez, o abono salarial pode ser retirado pelo trabalhador cadastrado no PIS/Pasep antes de 1988 que tiver câncer, mesmo na fase sintomática da doença, ou que possuir dependente com o diagnóstico.

O trabalhador receberá o saldo total de quotas e rendimentos.

Direitos médicos

Esses pacientes também podem adquirir medicamentos e tratamentos, como a quimioterapia, de graça. No primeiro caso, é preciso que os remédios sejam autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Também é preciso que o medicamento seja fornecido pelo SUS [Sistema Único de Saúde], mas, se o SUS não tiver, seguramente a pessoa o consegue judicialmente, pois o juiz logo defere a liminar”, diz Camilo Onoda Caldas.

A legislação prevê ainda atendimento domiciliar e reconstrução mamária gratuitamente. “A estética faz parte da saúde. Uma pessoa esteticamente prejudicada, fica com danos psicológicos, além de funcionais”, completa.

Tácio Lorran
Metrópoles.com



Esta publicação foi útil para você?


Leia mais


Quer mais informações?




    Outros artigos